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20 de outubro de 2021

Fim de ano e vendas online: fique no digital com essas dicas

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Passou rápido demais! O fim de ano chegou e as vendas online precisam cumprir o papel que todo consumidor está esperando: praticidade na compra, descontos imperdíveis e muita identificação com os propósitos da marca. Para sua empresa crescer e aumentar a renda durante o período mais lucrativo do ano, chamamos nossa equipe comercial para organizar dicas valiosas sobre vendas. É só continuar lendo:

Entenda a importância do fim de ano para o comércio:

Os festejos que marcam o fim do ano são os mais lucrativos para comércios varejistas e prestadores de serviços de todos os segmentos. Para os trabalhadores, é época de aproveitar o 13 salário, as férias, a família, as viagens. Por isso, sua empresa tem que estar preparada para esse momento de consumo. Se você tem dúvidas em como planejar as estratégias de fim de ano, estamos aqui para te ajudar.

Antes, veja alguns dados muito importantes para entender o impacto de datas como Natal e Ano Novo no comércio brasileiro:

  • Em 2020, 82% das pessoas pretendiam comprar presentes para seus familiares no Natal;
  • 84% dos consumidores fazem as compras de Natal entre novembro e dezembro;
  • 65% dos brasileiros usam a Black Friday para as compras de fim de ano;
  • 80% consomem pelos propósitos da marca e seu posicionamento mais humanizado.

Agora, uma vez colocados os números impressionantes das datas que fecham o ano, vamos para as dicas dos nossos especialistas. Elas foram pensadas para você e para a sua empresa estarem nas porcentagens de venda e lucro que as datas tem. 

1 – Antes de tudo: analise a possível demanda de vendas!

Não adianta promoções excessivas focando em um único produto, por exemplo. Isso porque a demanda pode ser maior do que o estoque do mesmo. Estude a possibilidade de mostrar diversidade, mix de produtos que revelam que a marca está preocupada com várias experiências e para diferentes públicos. Lembre que o cliente quer ver mais de uma opção antes de escolher o que ele realmente quer. 

Portanto, a organização e estrutura são os dois pontos essenciais para o início de qualquer planejamento de vendas. Equilibre a oferta de diferentes produtos e fique de olho nas saídas, esse também é um termômetro para saber a aderência de seu público para determinado produto. 

Por fim, evite repor produtos que já tenham um número alto no estoque e foque naqueles que você sabe que gira fácil. Quer saber como fazer uma promoção com altos índices de entrega para o possível consumidor? Fale com um de nossos especialistas e teste o envio de SMS em massa.

2 – Faça promoções atrativas no fim de ano!

Esse ponto é muito importante, não é atoa que existem até competições de melhor vitrine de Natal. Entre no clima, aposte em campanhas publicitárias temáticas, pense em hashtags, promoções personalizadas e atinja o ponto que une todos ao fim de ano: positividade e sentimento de renovação. Além da parte estética, lembre-se de otimizar os recursos de seu site para uma compra fácil, de poucos cliques e que não gere nenhuma dor de cabeça. Confere aqui o que significa “experiência do usuário” e veja se seu site está preparado para a exigência do público.

Para uma assertividade maior nas vendas do seu site todo personalizado para o Natal, lembre-se de organizar em seções como “especial de Natal”, por exemplo. Já fez tudo isso? Então trouxemos a dica mais valiosa e importante para as suas vendas aumentarem nesse fim de ano: o envio de SMS, veja porque:

  • O único meio de comunicação com 98% de abertura;
  • Não precisa de internet para o seu consumidor receber a promoção;
  • Clique no link de forma direta, já que a mensagem tem apenas 160 caracteres;
  • 45% de taxa de clique, enquanto outros meios atingem apenas 25%.

Se quer aumentar as vendas e direcionar o clique de seu consumidor para aquela seção do site toda pensada para o Natal, fale com um dos nossos especialistas e comece sua estratégia de envio. 

3 – Pós venda e fidelização

Agora que já vimos que o fim de ano é a época de maior consumo dos nossos consumidores brasileiros, está na hora de pensar à frente, literalmente. Muitas pesquisas mostram que quem compra uma vez, acaba voltando para realizar mais ações nos sites e redes sociais das marcas. Por isso é muito importante preparar a sua equipe para um bom relacionamento pós-venda. 

Conte com algum tipo de meio para obter os cadastros de novos clientes e realizar um controle sobre quantos são novos nas compras. Você pode criar landing pages, por exemplo, para ter o e-mail e número de telefone daqueles que consumiram seu produto ou serviço. Isso é muito importante! Primeiro porque você pode trabalhar a relação durante o ano que vai entrar e segundo por descobrir novos públicos alvos. 

Como ter um relacionamento bom no pós-venda com meus clientes e garantir que eles virem compras recorrentes:

  • Envie SMS lembrando datas como aniversários, personalize a mensagem com a tag de #Nome do cliente, assim você se aproxima;
  • Análise quais produtos esse consumidor mais compra e crie promoções específicas para ele;
  • Lembre de tempos em tempos que o cliente pode optar por receber ou não os conteúdos, assim você promove a interação a partir de respostas como “SIM” ou “NÃO”.

Entre em contato com a gente e faça seu fim de ano e vendas andarem juntos!

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