fbpx
Notícias
1 de outubro de 2020

Operadora SIP: 06 dicas para evitar falhas na operação

Imagem Single Post

Toda tecnologia ou ferramenta utilizada para execução de alguma tarefa está propensa a falhas, sempre. Pode ser uma falha humana, de energia ou qualquer outra forma, mas sempre gera uma situação delicada. Para uma operadora SIP que utiliza a telefonia IP e, consequentemente, faz uso da internet, isso não é diferente. Afinal, neste caso, caso segundo perdido pode gerar muito prejuízo. 

Neste artigo você vai aprender 06 dicas úteis de como diminuir e até evitar falhas de qualquer tipo na sua operação. Continue a leitura!

Monitoramento de Operadora SIP

Essa é a primeira dica importante: investir em software de monitoramento! Atualmente, existem diversos tipos de software, entre eles: o Monit, o Cacti e o Nagios.

Monit

O Monit é um exemplo de software que consegue monitorar toda a operação: processos, arquivos, diretórios, banco de dados e sistemas de arquivo em um formato UNIX. Além disso, serve para realizar a manutenção e o reparo automático. Dessa forma, consegue evitar falhas significativas na operação.

Cacti

Outro software relevante é o Cacti, que consegue recolher e mostrar informações sobre o estado de uma rede de computadores, o que permite o monitoramento e gerenciamento da rede, seja ela simples ou complexa. Além disso, por ser uma ferramenta flexível, se adapta facilmente a várias necessidades e disponibiliza uma interface simples e fácil de utilizar.

Nagios

Além dessas, outra opção no mercado é a Nagios: uma aplicação de monitoramento de rede que possui código aberto, distribuída sob a licença GPL. Dessa forma, consegue monitorar serviços, hosts e alertar qualquer ocorrência de problema, bem como quando são resolvidos.

Backup para Operadora SIP

Outra dica importante é o Backup: a criação de cópias de segurança de dados que estão em determinado dispositivo de armazenamento. O Backup evita a perda definitiva de informações importantes e garante a recuperação delas.

Hoje em dia existem diversos softwares que realizam o Backup. É possível até programar para que isso ocorra diariamente, semanalmente ou mensalmente. Esse prazo depende de cada operação, o ideal é que isso seja feito de forma frequente.

No Brakes (Ups) – Geradores

Esses dispositivos são uma tentativa para que os equipamentos funcionem 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupção. Apesar de não oferecerem uma garantia de 100%, auxiliam para manter os recursos mais críticos em funcionamento até que tudo seja normalizado novamente.

Internet para Operadora SIP 

Outra sugestão é que você mantenha um link de internet de redundância. Dessa forma, caso um falhe, você terá outro pronto e sua operação não precisará parar.

Codecs

Os Codecs com certeza devem ser levados em conta quando se inicia uma operação e, hoje em dia, existem vários disponíveis no mercado. Entre eles, podemos destacar:

G711

Esse é um Codec gratuito que tem boa qualidade de compressão de voz. Porém, para conseguir comprimi-lo, utiliza-se uma grande quantidade de banda de dados. Consequentemente, a internet precisa ser boa.

G729

O G729 é um Codec pago e uma das melhores opções disponíveis no mercado. Além de também oferecer uma boa qualidade de compressão de voz, tem consumo de banda reduzido.

Firewall

Este é um software, ou hardware, de extrema importância. Afinal, é ele que verifica informações oriundas da internet ou de alguma rede. Dessa forma, é responsável por bloquear ou permitir que cheguem a determinado computador, o que evita que hackers ou softwares mal-intencionados tenham acesso a esse computador. 

Além disso, pode servir para o contrário: evitar que determinado computador envie softwares mal-intencionados para outros computadores.

Para finalizar sobre evitar falhas em uma Operadora SIP

Existem falhas que, infelizmente, são impossíveis prever e só é possível agir depois que já aconteceram. Mas, algumas estão relacionadas a dispositivos e outras ferramentas e podem ser evitadas, ou pelo menos, reduzidas. 

Assim, é possível realizar um gerenciamento da sua operadora SIP com menos surpresas desagradáveis e maior controle.

Clique aqui e conheça as vantagens de revender SMS para operadoras!

Compartilhar

POPULAR POSTS
COMO INTERCONECTAR COM UMA OPERADORA STFC

COMO INTERCONECTAR COM UMA OPERADORA STFC

Empresas de Call Center: 07 dicas para uma melhor gestão de call center

Empresas de Call Center: 07 dicas para uma melhor gestão de call center

Operadora SIP: 06 dicas para evitar falhas na operação

Operadora SIP: 06 dicas para evitar falhas na operação

Operadora STFC: 5 motivos para investir na Interconexão Indireta

Operadora STFC: 5 motivos para investir na Interconexão Indireta

Gestão de Call Center: 07 métricas importantes para acompanhar

Gestão de Call Center: 07 métricas importantes para acompanhar

Terminação TDM, CLI e ITX: entenda as diferenças

Terminação TDM, CLI e ITX: entenda as diferenças

Rota TDM telecom com Bina Inteligente para Call Centers: aumente a taxa de atendimento

Rota TDM telecom com Bina Inteligente para Call Centers: aumente a taxa de atendimento

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos ajudar?