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16 de dezembro de 2021

Omnichannel: como fazer? Realmente funciona?

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Veja o que é Omnichannel, como implementar na sua empresa e as vantagens desse modelo de comunicação eficaz e ágil. Sua empresa precisa se inserir em estratégias de comunicação eficientes. Portanto, nada melhor do que estudar o que está como tendência e proporcionar ao seu cliente a melhor experiência.

O que é e como fazer o Omnichannel?

Em primeiro lugar, precisamos saber o que o termo significa. Sua origem é do latim, onde omni tem como tradução o todo, inteiro. Já channel é uma palavra da língua inglesa que significa canais. Ou seja, de forma sucinta, o termo diz respeito ao uso de todos os canais de comunicação com uma finalidade específica. Hoje, falamos sobre o uso do Omnichannel na experiência do consumidor. 

O intuito da utilização dessa forma de comunicação é o de otimizar o tempo do cliente e da equipe. Mas por que isso? Primeiramente porque os consumidores querem que sua experiência seja completa e rápida. Ele quer escolher o meio que vai utilizar para entrar em contato e, além disso, deseja comodidade no atendimento, suporte e pós-venda.

Nosso especialista da Brasilfone traz alguns pontos característicos do Omnichannel. Veja abaixo os pontos:

  • Unificação de todos os canais para agilizar o suporte e respostas para os clientes;
  • Disponibilizar para todos os setores histórico de atendimento e monitoramento dos diálogos entre equipes e clientes;
  • Permitir que os consumidores utilizar a sua rede social preferida para entrar em contato com a empresa; 
  • Integrar com diferentes softwares de gestão.

Como fazer?

Em segundo lugar, vamos ver quais são os variados canais que podem ser utilizados na sua empresa na estratégia de Omnichannel. Vale lembrar que, por meios de comunicação, entendemos qualquer forma de interação entre o público e sua marca. Veja abaixo quais canais você utiliza para a estratégia:

  • Envio de SMS;
  • Redes Sociais;
  • E-mail;
  • Ligação; 
  • Aplicativos de mensagem;
  • Atendimento físico;
  • Eventos.

Quer saber mais sobre atrair clientes para a sua empresa? Leia mais sobre neuromarketing.

Para fazer a estratégia de Omnichannel basta seguir os passos descritos abaixo. Porém, saiba que não é apenas implementar um software ou mais canais de comunicação, é preciso revisar os propósitos e instaurar uma cultura da empresa voltada ao cliente.

  • Analise seus canais de atendimento com antecedência e tenha certeza de que todos estão em conformidade e interligados;
  • Treine sua equipe para entenderem a necessidade de um atendimento com clareza e em diferentes canais, respeitando a vontade do cliente;
  • Conheça o seu público, ou seja, antes de começar com o Omnichannel, faça pesquisas de satisfação, conheça o perfil e faça as alterações necessárias. Lembre-se de saber quais são os canais que ele prefere.

Vantagens do uso

Portanto, agora que você já viu quais canais sua empresa utiliza no Omnichannel e, também, quais são os passos essenciais para a implantação, confira algumas vantagens:

  1. Fideliza o cliente: assim que você fornece diferentes opções para o consumidor entrar em contato, está mostrando que se importa com o bem estar comunicacional dele. Portanto, se ele não se sente bem ligando, por exemplo, tem uma equipe treinada em aplicativos de mensagem. 
  2. Melhora a presença da marca: com uma estratégia firme em que todos os meios estão interligados, a sua empresa se torna consistente. Ou seja, possui o mesmo tom de voz em todas as redes, trazendo segurança para o consumidor. 
  3. Potencializa o crescimento: a experiência de compra é otimizada, ágil e corresponde ao grau de satisfação do cliente, por isso, o omnichannel potencializa o faturamento das empresas. Um caso de sucesso é o da Magazine Luiza cresceu suas vendas em 241% após utilizar a estratégia.

Por fim, entre em contato com a nossa equipe. Veja como as nossas rotas de conexão e envio de SMS em massa auxiliam no seu Omnichannel.

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